Hoje vou ensinar para vocês se podemos usar o shampoo que usamos para lavar nossos cabelos, para dar banho em nossos animais de estimação.

A resposta com certeza é negativa!

Pois os shampoos para humanos, é muito diferente do shampoo para cachorro. A diferença que mais preocupa é com certeza o PH elevado (nível de acides) que pode causar doenças e irritações na pele do animal, por ela geralmente ser bem mais sensível do que das pessoas.

Então agora você já sabe que o PH de um produto humano é muito mais forte, mesmo sendo shampoo para crianças e bebes não são recomendados para animais também por terem o mesmo nível elevado de ph.

Usando esses produtos com ph elevado, irá deixar muito oleosa a pele do animal, pois o produto remove uma certa proteção natural da própria pele do animal, deixando ela desprotegida contra doenças e bactérias.

Existem vários produtos no mercado neutros sem nenhum tipo de corante, perfumes e ph baixos, próprios para cães com peles sensíveis, específicos para o animais e com custo menor do que os que usamos.

Vamos supor que seu animal tomou banho com shampoo com ph elevado e agora esta com a pele desprotegida e cheia de fungos e bactérias na pele, isso irá causar um mau odor na pele do animal, oque fará que você aumente a frequência de banhos tentando combater esse mau odor.

Aumentando a frequência de banhos, você estará agravando ainda mais o problema pois isso irá aumentar o nivel de ph na pele do cão ou animal, fazendo a a pele dele ficar cada vez mais irritada até que ele comece a sentir coceiras na pele.

Quando ele começar a se coçar, podem surgir feridas na pele do animal, atraindo mais fungos e bactérias, formando um ciclo vicioso que parece ser impossível de resolver.

Então não use de forma alguma um shampoo que não é próprio para cachorros, pois o barato com certeza sairá muito caro para a saúde de seu animal.

Passo a passo para dar banho no seu cachorro

  • Coloque bolinhas de algodão nos ouvidos para ficarem bem protegidos
  • Use uma água morna para não judiar e deixar se animal de estimação estressado
  • Use uma toalha exclusiva para seu animal
  • Enxague para tirar toda a sujeira
  • Aplique o Shampoo e esfregue suavemente com uma mão e segure o animal com a outra
  • Enxague novamente o animal até remover todo o shampoo de cachorro
  • Agora com uma toalha seca, esfregue suavemente até que ele fique bem sequinho

Pronto! Seu amiguinho está pronto para brincar e fazer bagunça por ai enchendo o seu lar de muito amor e alegria!
Abaixo você pode assistir um vídeo com mais detalhes e dicas de como dar banho no seu cachorro: