A raça de cachorro Akita é muito leal demais e para toda as horas boas ou ruins, de poucos amigos, mas com uma lealdade sem igual.

É impossível não se apaixonar pela beleza do cão akita, quando filhote é muito parecido com um ursinho de pelucia. Quando adulto tem uma postura imponente e pomposa, digna de elogios e admiração. Parece que o Akita erdou os principais valores superestimados de sua terra de origem, o Japão, que são a disciplina, a lealdade, a descrição e paciência. Alem disso ele é muito corajoso, tanto que na segunda guerra mundial quase foi extinto por não ser muito usado nas batalhas e para a caça. Em 1931 foi eleita patrimônio natural do Japão.

Quais cores o Akita pode ter?

Podem ter uma cor branca, vermelha ou tigrada

Temperamento

Seu temperamento é bem equilibrado e não é agressivo se for criado de maneira correta. Com certeza é a raça mais leal que já se ouviu falar, capaz de adoecer e morre junto de seu dono. Pode ser muito bravo com estranhos, mas com a boa intenção de proteger seu dono. Geralmente se da muito bem com outros bichos, mas não com cães da mesma raça e sexo. É um cão muito autoritário, mas se feito da forma adequada, pode ser adestrado facilmente, mas nunca para ataque ofensivo, pois pode desenvolver uma indisciplina indesejada. Dificilmente o Akita tem surtos de latido, a não ser que seu dono esteja em perigo, e pode ser chamado de silencioso.

A higiene do Akita é diferenciada em relação a outras raças de cães, pois ele mesmo costuma se lamber para se limpar com frequência, e isso o mantem limpo por mais tempo.

Tamanho e Peso

Ele pode ter uma altura de 60 CM em seu dorco, se passar disso não é da raça Akita e é chamado de Akita americano. O peso pode variar de 28 a 35 Kg.

Reprodução

Geralmente nascem de 6 a 8 filhotes em cada ninhada, as fêmeas cuidam e amamentam muito bem seus filhotes e até ficam mais doceis no período  de gestação ao crescimento dos filhotes de Akita. Quando a ninhada é muito grande, o ideal é separar os cães para um melhor desenvolvimento.